Quem Somos

Que é a Organização Embaixadores do Rei?

Embaixadores do Rei ‚ uma organização batista cujas atividades visam os desenvolvimentos físicos, morais e espirituais dos meninos de 9 a 16 anos. É uma organização missionária que procura conduzir os seus membros na participação ativa de Missões. Seu programa abrange: Missões, Mordomia, Evangelização, Recreação e Acampamentos.


Como surgiu a Organização ER?

Em 1908, os batistas do Sul dos Estados Unidos se despertaram para a necessidade de criar nas igrejas um ambiente mais apropriado para meninos de 9 a 16 anos. Sentia-se uma carência de melhor atendimento aos interesses e necessidades específicos dessa faixa etária. Da idéia, originou-se a organização Embaixadores do Rei.


Por quê o Nome Embaixadores do Rei?

Um Embaixador é aquele que representa o seu governo em outro pais. A tarefa do Embaixador é interpretar a atitude do seu povo para com o povo de outras nações. Esta idéia é fundamental na organização Embaixadores do Rei. Um verdadeiro Embaixador do Rei zelará pelos interesses do seu Rei Jesus, aqui na terra, e procurará, por todos os meios, mostrar aos outros o que significa ser cristão.

O nome Embaixadores do Rei (Royal Ambassador), foi inspirado no hino Mensagem Real (The King's Businers). Foi recomendado e aceito como nome oficial para essa organização em maio de 1908. O nome Embaixadores do Rei é usado em vários países do mundo.


Como a Organização ER chegou ao Brasil?

Embaixadores do Rei teve o seu inicio no Brasil em 1948, graças ao pioneirismo do incansável missionário William Alvin Hatton. A organização contou, inicialmente, com o auxilio da União Feminina Missionária Batista do Brasil, passando desde fevereiro de 1950 a ser promovida pela JUERP (Junta de Educação Religiosa e Publicações) da Convenção Batista Brasileira e a partir de 1978 pela UHBB. Deus tem abençoado sobremaneira a organização Embaixadores do Rei, que cresce ano após ano. O progresso deve-se principalmente aos conselheiros de todos esses anos.


O Objetivo da Organização

O objetivo da organização Embaixadores do Rei é desenvolver o caráter cristão dos meninos de tal maneira que se tornem crentes ativos e consagrados, possuídos de um espírito intensamente evangelístico e missionário. Para alcançar o seu objetivo, a organização oferece o seguinte:

Um sistema de postos atraente e prático, que ajuda os meninos a conhecerem mais a Bíblia e a obra missionária; Um programa de atividades próprias para os Embaixadores do Rei como Serviço Real, acampamentos e excursões; Vários tipos de reuniões, numa programação agradável e variada.


O Tema e a Divisa

Da II Epístola de Paulo aos Coríntios, foram extraídos o tema e a divisa da organização Embaixadores do Rei:

Tema: "Somos Embaixadores por Cristo”

Divisa: "De sorte que somos Embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus." II Coríntios 5:20


A Insígnia

A insígnia dos ER foi cuidadosamente idealizada para bem representar a organização Embaixadores do Rei e seus objetivos, ou seja:

O escudo simboliza a fé, e lembra ao seu possuidor que ele é um Embaixador por Cristo. A faixa branca com as letras ER, atesta que o Embaixador do Rei é trabalhador, falando de Cristo aos perdidos. A coroa mostra em suas cinco pontas, os cincos ideais dos Embaixadores do Rei: Estudo da Bíblia, Estudo Missionário, Oração, Mordomia e Serviço Real. O ramo de louro simboliza a vitória que deve ser ganha por Cristo e para Cristo. Cada parte da insígnia corresponde a um posto na organização ER: Escudo, Embaixador Arauto; Faixa, Embaixador Escudeiro; Coroa, Embaixador Cavaleiro; Ramo de louro, Embaixador Sênior, Embaixador Máster e Embaixador Emérito. Na insígnia também estão representadas as cores da organização Embaixadores do Rei que e encerram grandes mensagens para a vida do ER:

Azul: Lealdade; A Cristo, o Rei; A sua igreja e ao seu programa; A organização ER e aos seus ideais.

Branco: Pureza; Do corpo; Da mente; Da alma, na adoração a Deus e somente a ele.

Amarelo: Preciosidade; Cristo é precioso para o Embaixador quando este o aceita como Salvador, Conselheiro e Guia; O Embaixador é precioso para Cristo, quando emprega no trabalho de Deus o melhor de sua capacidade.


O Hino Oficial

O primeiro hino oficial dos Embaixadores do Rei foi "Mensagem Real". Ele inspirou o nome "Embaixadores do Rei". Todavia, a música do hino 207 do Cantor Cristão contém algumas notas muito graves e outras demasiadamente agudas, o que o torna impróprio para vozes de adolescentes. Em 1963 foi composta uma nova música para ser cantada com a letra do hino Mensagem Real, o que ajudou bastante. Em 1967 foi composto o hino "Firmando Propósitos", inspirado no significado das cores da organização Embaixadores do Rei, para ser o hino oficial do Acampamento Nacional dos ER, realizado em Recife. A pedido de alguns líderes, este hino foi, em 1970, oficializado como Hino Oficial dos Embaixadores.


Sendo Embaixador eu quero, ser leal a Cristo o Rei,
Conhecer seus mandamentos, pertencer a sua grei
A minha organização eu desejo ser leal
Minha igreja e seu programa, honrarei até o final

Meu propósito está firme, sou Embaixador do Rei
O Senhor em que eu confio, dá-me plena paz eu sei

Sendo embaixador eu quero, ter um corpo limpo e são
Ter a mente pura eu posso, e também o coração,
A minha alma será pura, para adorar a Deus
Pois somente a Ele devo dispensar louvores seus

Sendo embaixador eu quero,
ser precioso ao meu Jesus,
Trabalhando na seara,espalhando a sua luz
Cristo a mim é mui precioso
sendo eu embaixador,
Como conselheiro aceito Guia, Rei e Salvador


O Compromisso (Juramento à Bandeira dos ER)

"Prometo:
Esforçar-me por um vida digna de um Embaixador do Rei; guardar meus lábios da mentira, da impureza e de tomar o nome de Deus em vão; conservar meu corpo limpo e pronto para o serviço; estudar a vida de grandes embaixadores do Rei na palavra de Deus e nos livros missionários; dar tudo que puder para o sustento de missões, e pelo meu trabalho ajudar estabelecer o Reino de Deus na terra.

(2a parte, somente os ER batizados)

Prometo:Ser leal a Jesus Cristo, Viver para Ele e servi-lo sempre.
Terei uma vida pura, direi sempre a verdade,
Corrigirei meus erros, seguirei a Cristo, o Rei.
Se assim não for para que nasci?"

Juramento à Bandeira Nacional Brasileira

"Prometo, pela minha honra, proceder em todas as circunstâncias, amar a minha pátria e defendê-la na paz e na guerra".

Juramento à Bandeira Cristã

"Prometo, ser fiel ao meu Salvador Jesus Cristo, amá-lo de todo o meu coração e servi-lo com todas as minhas forças. Levarei a sua bandeira com a Bíblia aberta a todo mundo".

Estrutura

Os Embaixadores do Rei formam grupos nas igrejas locais chamados de embaixadas. A Embaixada é um grupo forte porque possui seus próprios valores morais, que são valores bíblicos. A Embaixada é um grupo forte porque está sempre unida por objetivos comuns como: promover seu próprio crescimento, vencer um acampamento estadual, ajudar no trabalho da igreja, entre outras coisas.

O líder dos Embaixadores do Rei é chamado de Conselheiro. Deve ser um membro ativo da igreja que seja por ela aprovado e participe de um curso de formação de conselheiros oferecido pelo seu DCER. Embora as mulheres sejam ótimas para liderar embaixadas, a Organização incentiva fortemente que homens desempenhem este papel por causa do efeito positivo de sua influência sobre os meninos.

Uma embaixada pode ter quantos conselheiros e auxiliares necessitar, mas o ideal é que haja pelo menos um conselheiro ou auxiliar para cada dez embaixadores.

O primeiro grande desafio do conselheiro é unir um grupo de meninos, sejam eles garotos com quem se quer iniciar uma embaixada ou aqueles que já participam de uma embaixada.

O segundo grande desafio do conselheiro é acompanhar individualmente cada Embaixador do Rei, ser seu amigo e conselheiro.

O terceiro grande desafio do conselheiro é manter a embaixada em atividade e crescimento contínuo através de uma diretoria ativa, concursos internos, reuniões agradáveis e atividades especiais.

O quarto grande desafio do conselheiro é manter a igreja entusiasmada com a embaixada.